UMA HOMENAGEM AOS MEUS QUERIDOS ALUNOS!
28 de novembro de 2010
27 de novembro de 2010
Homenagem a Christiane para fim de ano - Marcela
TURMA 4B
É, vai ser ruim conviver com a sua ausência,
quando alguém que a gente gosta e admira, vai embora,
é como se um pedaço nosso, fosse junto também.
pois você conquistou muitas pessoas que como eu,
com certeza estão tristes por sua ida.
mas não vai ser fácil esquecer alguém tão especial como você.
e realizações, que sua nova jornada lhe traga prazer e alegrias,
que você conquiste novos amigos, mas nunca se esqueça
dos que ficaram aqui, que embora distantes torcem para que sua
vida siga adiante com determinação, alegria e muita felicidade.
Não se abale, Christiane,
não é um adeus e sim um ate logo !
Estou torcendo para que os seus dias, sejam de muito sucesso
Dizem que nada como um dia atrás do outro,
Principalmente assim, como está sendo a sua partida,
vai ser triste sim, você aqui para alegrar os nossos dias,
26 de novembro de 2010
23 de novembro de 2010
Maquetes
ESPAÇO URBANO
JOHNY - IGOR - HUGO - MARCOS - GABRIEL
AS PIRÂMIDES DO EGITO
JONAS - ALEXANDRE - IAGO - GUSTAVO - JOÃO VICTOR
O SISTEMA SOLAR
THAMARA - SARA - ANA - RAFAEL - JOSIELMA
AS FASES DA LUA
NATHÁLIA - GRACE - GABRIELLE - JUAN
O ESPAÇO RURAL
MARCELA - LARISSA - AGATHA
22 de novembro de 2010
Dia da Consciência Negra-Marcela
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.
11 de novembro de 2010
Meningite Ana
AS MENINGES: DURA-MÁTER, PIA-MÁTER E ARACNÓIDE.
Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos, e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.
Os sintomas mais comuns de meningite são dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos.
Uma punção lombar pode ser usada para diagnosticar ou excluir um quadro de meningite. O procedimento envolve a inserção de uma agulha no canal medular para extração de uma amostra de líquor, o líquido que envolve o encéfalo e a medula espinhal. O líquido coletado é, em seguida, examinado em um laboratório. O tratamento habitual para a meningite é a pronta administração de antibióticos e, por vezes, fármacos antivirais. Em algumas situações, corticóides podem ser usados para prevenir complicações da inflamação hiperativa. A meningite pode ter complicações sérias a longo prazo como epilepsia, hidrocefalia e déficit cognitivo, especialmente se não tratada rapidamente. Algumas formas de meningite, como aquelas associadas com meningococo, Haemophilus influenzae tipo B, pneumococo ou vírus da caxumba, podem ser prevenidas através da vacinação.
A meningite pode ocorrer como resultado de várias causas não infecciosas: propagação de câncer para as meninges (meningite maligna) e de certos medicamentos (principalmente anti-inflamatórios não-esteróides, antibióticos e imunoglobulinas intravenosas). Pode também ser causada por várias doenças inflamatórias, tais como sarcoidose (que é então chamado neurosarcoidosis), doenças do tecido conjuntivo, como lúpus eritematoso sistêmico, e certas formas de vasculites (condições inflamatórias da parede do vaso sanguíneo), tais como a doença de Behçet.[2] Cistos epidermóides e cistos dermóides podem causar meningite, liberando questão irritante para o espaço subaracnóide. é Mollaret meningite é uma síndrome caracterizada por episódios recorrentes de meningite asséptica, é agora pensado para ser causado pelo vírus herpes simplex tipo 2. Raramente, a enxaqueca pode causar meningite, mas o diagnóstico geralmente é feito somente quando outras causas tenham sido eliminadas.
8 de novembro de 2010
Marcela
LUA ADVERSA
Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.
Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.
E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...
Cecília Meireles
2 de novembro de 2010
Alice Liddel e Lewis Carroll
Alice Liddell nasceu na Inglaterra em 4 de maio de 1852 e faleceu em 15 de novembro de 1934. Seus pais eram amigo do então professor de matemática Charles Dodson, mais conhecido como Lewis Carroll.
Carroll se apaixou por Alice quando ela tinha apenas 3 anos de idade. A menina inspirou o professor a escrever duas histórias: Alice no país das maravilhas e Através do espelho. A paixão de Carroll não era maliciosa e eles nunca foram namorados.
Alice casou-se aos 20 anos e teve três filhos. Durante boa parte de sua vida, dedicou-se na divulgação dos contos feitos em sua homenagem.
Clique nas fotos para ampliá-las.
Assinar:
Postagens (Atom)