Agricultura orgânica ou agricultura biológica é o termo frequentemente usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável .Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais.Em diversos países, incluindo os Estados Unidos , Japão , Suíça , a União Europeia , a Austrália e o Brasil já adotaram programas e padrões para a regulação e desenvolvimento desta atividade.
Este sistema de produção, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas,adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Pressupõe ainda a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos.A agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável.

PRODUTOS TRANSGÊNICOS
Os produtos transgénicos ou OGM (Organismos Geneticamente Modificados) são organismos a cujas células foram adicionadas células de outros seres vivios, para que sejam mais resistentes a pragas de insectos e para que se conservem mais facilmente.
Os primeiros alimentos a serem modificados foram a soja e o milho. Apesar de Portugal ter produzido milho transgénico em 1999, actualmente deixou de produzir, limitando-se a importar produtos transgénicos. A Espanha é o maior produtor de produtos transgénicos da União Europeia.
Os produtos transgénicos podem estar em praticamente qualquer produto alimentar - bolachas, salsichas, chocolate, pizzas, hamburgers ou cereais - isto porque os animais que comem as plantas e que mais tarde dão origem à carne alimentaram-se de produtos transgénicos. Por isso, pode, quando ingerir um hamburger, estar a alimentar-se de transgénicos - apesar de indirectamente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário